15 de dez. de 2011

PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE

Em uma das palestras que dei recentemente, uma pessoa me pediu para falar mais sobre psicologia do que espiritualidade, porque ela estava mais interessada na parte psicológica em relação ao Um Curso em Milagres.

Menciono a espiritualidade e psicologia nos meus artigos o tempo todo, porque acredito que o passado em geral, tenha ele sido bom ou mal, e o maior obstáculo para a nossa felicidade presente e futura.

Sem entender o que fazemos, estamos constantemente baseando o presente nas experiências passadas.  Quando fazemos isto cometemos um erro.  Dai para frente qualquer emoção que possamos sentir em referencia a experiência presente já foi influenciada pelo passado.  

Muitos podem dizer que as experiências passadas são úteis para tomarmos decisões no presente ou futuro. Eu discordo profundamente com esta maneira de pensar.  O ideal e tratar cada situação como uma nova experiência, livre das influencias passadas, que em geral são baseadas no medo.

Conheço pessoas que tiveram uma infância e juventude tão felizes, que como adultas encontram dificuldades de se adaptar as mudanças que naturalmente ocorrem na vida de todos. O núcleo familiar foi tão importante, que elas nao conseguem se identificar com o presente, sempre agarradas as memórias passadas.

Quando me refiro ao Curso como um treinamento psicológico, e verdade. As lições oferecem uma possibilidade de treinar a mente a pensar diferente.  As primeiras cinqüenta lições, ajudam o estudante a ficar ciente da sua maneira de pensar. 

Quando aprendemos através do Curso que julgamento,  projeção, medo, são emoções negativas que impedem a Verdade, o seu Ser de ser ouvido, estamos começando a identificar as nossas reações e pensamentos com o nosso comportamento.

O componente psicológico e importantíssimo porque facilita a pessoa a sair da ilusão.  Aprender que não e vitima das circunstancias mas responsável pelo que pensa e faz e importante, assim como saber que o  poder esta sempre dentro de si.  Para crescermos espiritualmente temos que saber o que esta escondido na escuridão das nossas mentes.

Entretanto, ficando ciente dos problemas  passados, não e suficiente para nos equilibrar e achar uma vida melhor.  Se  fosse o suficiente, este mundo seria muito diferente.

Saber que seu pai ou sua mãe contribuiu para os seus problemas e útil, fazer terapia e util.  Mas na minha opinião, se fosse o suficiente pelo menos metade da população mundial estaria no auge da felicidade.

Por esta razão, precisamos lidar com a parte psicológica e  espiritual.  Nos somos espíritos, unidos no universo, parte da energia universal.  Somos uma idéia na mente divina.  Somos espíritos de luz, com poderes ilimitados e eternos.  O amor para o espírito e o seu estado natural.

Quando vamos contra o que somos, a infelicidade e profunda.
Quando nos sentimos separados, isolados,  perdidos num mundo difícil,   amedrontados pela incertezas da vida, nao estamos vivendo o nosso potencial.  Sem estarmos cientes do poder interno,  vamos pela vida nos sentido desanimados.

Os místicos do Oriente,  vem ensinando a milhares de anos que o poder esta dentro de nos, que a forca, a energia do universo esta presente a todos os momentos. 

O Um Curso em Milagres, na sua sabedoria nos diz que se estivermos dispostos a mudar, e isto e importante, dispostos a mudar, que a mao divina se estendera para nos ajudar, oferecendo uma saída para a vida confusa que criamos.
 
A nossa única função como seres humanos e amar ao próximo.  

Imagino muitos dizendo: “ como posso pensar diariamente em amor, quando trabalho dez horas por dia, tenho que sustentar a minha família, meu filho esta doente, etc..”  Mas na verdade, quando nos comportamos de uma maneira autentica, estamos em sintonia com o universo.  Em vez de lutar contra corrente, começamos a participar da corrente de energia universal.  Quando isto acontece, as oportunidades que o universo tem para nos oferecer, virão aos nossos caminhos.

Entretanto, o amor  tem que ser praticado.  Se aprendermos a pensar que a pessoa na fila do supermercado e um espírito, desejar aquela pessoa luz, este e uma ato de amor.

Quando um criminoso mata alguém, em vez de julgar pense que não importa o que ocorreu, o espírito existe dentro da pessoa, mesmo que ela tenha permitido o ego tomar conta da sua mente.  Praticando o amor, através do Espírito Santo, da sua parte divina, e uma maneira de se chegar a forca divina.

Aqui esta um exercício para praticar no dia de hoje.

Imagine que dentro de si, atrás do seu coração, existe um ponto de luz, que representa o amor divino.  Imagine este ponto de luz se expandindo dentro de si, a sua volta abrangendo a todos que lhe rodeiam, a todos os seus amigos e inimigos.

Quando alguma coisa acontecer durante o seu dia que lhe aborreça, pense no ponto de amor que carrega e transmita este amor para a situação ou pessoa que esta causando este aborrecimento.   Reze para que a pessoa possa sentir este amor dentro de si.  Tente elevar a vibração do ego para o amor.

Esta e uma das maneiras de se praticar o amor.  Ele esta dentro de nos, temos apenas que entrar em contato com esta forca divina.  Com a nossa essência. Com o verdadeiro EU que somos.

O Espírito Santo, que e a parte da mente ligada a forca divina, trará aos nossos caminhos oportunidades de crescimento espiritual se estivermos dispostos.

Nenhum comentário: