11 de jul. de 2012



REENCARNACAO  DE ACORDO COM  UM CURSO EM MILAGRES

O Curso em Milagres a principio pode parecer muito radical. De acordo com seus ensinamentos existem apenas duas emoções, o medo ou amor.  O medo gera  a ilusão e o amor gera a realidade.

A visão oferecida pelo Curso eh de um caminho percorrido. Este conceito eh muito importante de se entender.  Como todos os seus princípios os ensinamentos sempre operam em dois níveis.  Um destes níveis nos mostra o que acontece quando chegamos ao fim da jornada e como a realidade eh vivida. Através desta visão temos uma idéia nítida do que significa viver na realidade.   O outro nível, nos ensina como chegar la.  Através do treinamento psicológico da mente, temos a possibilidade de aos poucos sair da ilusão para a realidade.  Do inconsciente, da escuridão, para o consciente, a luz. A outra eh vivendo no agora, sem futuro ou passado.

Um dos aspectos desta realidade inclui a idéia de reencarnação. De acordo com o Curso, “Não ha passado ou futuro e a idéia de nascimento em um corpo não tem um significado nem em uma, nem muitas vezes.  A reencarnação, portanto não pode ser verdadeira em nenhum sentido real” por fazer parte da ilusão. Estas palavras representam a realidade.

Mas na sua enorme compreensão e compaixão, o Curso sempre usa o que sabemos para o nosso beneficio.  Mesmo as idéias criadas no mundo ilusório tem o seu propósito ate acordarmos.  “Ha sempre algum risco em ver o presente em termos do passado.  Sempre ha algum bem em qualquer pensamento que reforce a idéia de que a vida e o corpo não são a mesma coisa.” 

A razão de trazer este assunto ao meu blog eh porque tenho pensado muito sobre este aspecto da cultura brasileira.  Notei quando estive ai a ultima vez, que muitas  pessoas, independentes da sua situação econômica ou de educação, acreditam que a direção de  suas vidas são influenciadas por outras pessoas. Elas tendem a culpar os espíritos entre outros, pelo que acontecem em suas vidas. Acreditando nesta possibilidade, a pessoa automaticamente se sente atacada.

Quando isto acontece, elas deixam o medo ser a parte dominante da mente, pensando ser vulnerável ao ataque, assim fazendo ela reforça o ego.  Como o ego eh dependente do medo para sobreviver, certas crenças são um obstáculo por algum tempo, mantendo a mente na escuridão.

Para muitos, parece ser importante saber como o passado, outras vidas, influenciam a dinâmica de uma família no presente, dificultando o individuo a tomar responsabilidade por suas ações no presente, criando desculpas pelo seu comportamento, apoiado num passado distante, onde outra dinâmica, outro tempo, existiam. “ A reencarnação não deveria, em nenhuma circunstancia, ser o problema com o qual se deve lidar agora. Se ela fosse responsável por algumas dificuldades que o individuo enfrenta no presente, a sua tarefa ainda seria apenas a de escapar delas agora.”

“Não se pode enfatizar o suficiente que o objetivo deste curso eh uma reversão completa do pensamento.  Quando, afinal, isso tiver sido realizado, temas como validade da reencarnação vem a ser sem significado”

Reconheço que não tenho todas as respostas para os mistérios do universo, se tivesse não estaria aqui. Mas o que quero dizer eh que não podemos sempre transferir a nossa responsabilidade como ser humano a forcas alem do nosso controle.  Se fosse assim todos seriamos ricos, todos casaríamos com as pessoas desejadas, todos viveriam em um paraíso, independente do que fazemos ou agimos.  Bastaria ir a um centro espírito a pedir ajuda. 

O que notei também eh que estudantes do Curso tem a tendência de querer adaptar o Curso as suas crenças,  como a população adaptou a religião católica  ao espiritismo.

De certa maneira o Curso usando termos católicos, esta tentando se adaptar as crenças da sociedade, para poder aos poucos ensinar os princípios usados pelo Curso.  O ideal seria o estudante entender que seu pensamento tem uma forca total sobre a sua vida.  Esta eh a chave da prosperidade espiritual.

Estando ciente do que fazemos, da cultura em que vivemos, podemos prestar atenção as nossas crenças, como perpetuamos o ego através do medo. 

“O Céu eh agora”

Quero deixar bem claro que acredito em espíritos, pois sou um deles.  Acredito que centros espíritas fazem muito bem para as pessoas, especialmente aqueles que dão assistência social.  Mas não podemos usar estes lugares como uma bengala, e precisamos tomar responsabilidade pelas nossas ações.

Gostaria de passar adiante estas palavras maravilhosas que descobri postada na parede de um centro fundado por uma grande amiga minha que faleceu ha alguns anos.

“A Casa Espírita não eh fonte de milagres, mas reduto de luz. Escola abençoada, onde aprendemos a crescer moralmente através do trabalho constante e disciplinado em favor de nos mesmos.  O maior aprendizado eh sempre amar a todas criaturas e aprender a corrigir então, o milagre da renovação vira. O resultado dos trabalhos aqui realizados dependem de SUA transformação interior”

Palavras lindas que relembram a pessoa que no fim ela eh responsável pela sua mudança, ninguém pode fazer isto por ela. Esta eh a finalidade do Curso, nos relembrar que o poder esta sempre dentro de nos.

Sei que não eh fácil esta mudança.  Muitas vezes na minha vida, me sinto pronta para responsabilizar alguém pelos os meus problemas, mas no fim tenho que voltar a me perguntar.  Qual eh a parte que quero alimentar?  O ego ou a forca divina, que eh a minha realidade?

Nenhum comentário: