8 de mar. de 2012

O TEMPO

No meu ultimo artigo intitulado Valores eu discuti o impacto diário das escolhas que fazemos baseados no temporal. Os  valores refletem o que pensamos ser, afirmando  a nossa identidade.  Uma vez que estes valores começam a ser substituídos pelos valores do eterno, a vida muda e a identidade criada pelas nossas experiências passadas começa a perder a sua influencia.  Aos poucos começamos a descobrir que somos estes seres gloriosos ligados a uma forca maravilhosa chamada universo.  

Neste artigo, gostaria de abrir a conversa um pouco mais e introduzir outro valor que usamos, na maioria das vezes completamente ignorantes do que estamos fazendo.  Este valor eh ainda mais difícil de se lidar ou pensar, porque eh muito sutil. Sem questionar nos usamos o conceito do  tempo na vida diária, sem por um minuto questionar o que fazemos.

A definição de tempo dada pelo glossary do Um Curso em Milagres eh a seguinte: "tempo eh uma parte integral da ilusão criada pelo ego no mundo de separação, em contraste com a eternidade, a qual existe apenas no universo.  Apesar de o tempo parecer linear, eh realmente contido em um pequeno instante, a qual já foi corrigido pelo  Espírito Santo, que em verdade nunca realmente aconteceu."

O tempo serve para preservar o passado.  As emoções que guardamos em relação ao passado são sempre carregadas de culpa.  Para aliviar estes sentimentos de culpa, o ego procura descarregar estas emoções através da projeção, no futuro. Quando fazemos isto, estamos ignorando o presente que eh a parte onde a eternidade reside.

Uma maneira de livrar a mente da culpa eh reconhecendo o passado como a causa da culpa e perdoando a idéia de pecado, em si mesmo e no próximo.
O conceito do tempo eh muitas vezes difícil de se entender por ser abstrato e fazer parte da vida diária.

Os ensinamentos do Curso são bem claros.  Existe o eterno e o temporal.  Tudo que o ego valoriza, eventualmente desaparecera,  se acreditamos no temporal,  aceitamos que também um dia vamos perecer, provocando sentimentos de medo do futuro.

Acreditando no eterno, sabemos que a vida continua e que apenas estamos de passagem a caminho de outras experiências.   No temporal, as emoções relacionadas com o corpo, como dores e alegrias, são sempre relacionados com um começo e um fim.

A mente pode sempre viajar ao passado, revivendo situações que foram boas ou mas.  Seja qual for a escolha, o resultado eh sempre o mesmo, a rejeição do presente. 

O valor que damos as memórias do passado e pensamentos futuros são colocados em termos de tempo. O presente fica esquecido porque na mente egoica o presente eh ignorado. As memórias do passado se tornam mais importantes do que esta acontecendo agora e na maioria das vezes usamos o presente para planejar o futuro.

Pensando no futuro muitas vezes criamos uma sensação de felicidade, porque na maioria das vezes imaginamos um cenário muito alem da realidade. O resultado desta maneira de pensar pode causar desapontamentos porque estamos valorizando as coisas que no tempo não existem.

Mas fazendo este exercício mental, estamos apenas tentando segurar a identidade criada pelo ego.  Este eh o custo que pagamos por não saber aceitar o eterno. A realidade de quem somos eh viver no presente.

Imagine a liberdade que poderíamos ter se aprendêssemos a viver no AGORA.  Sermos livres para sentir o poder do momento.  Sem estar presos ao passado ou a nevoa do futuro.

Poderíamos viver como Espírito, livre de restrições, leve, feliz, apenas interessado no que esta acontecendo neste momento libertando a mente das emoções do passado e futuro, e automaticamente alinhada com a energia do presente do universo. 

A importância de viver no presente, o beneficio que esta maneira de viver oferece e enorme.  Quando treinamos a mente a permanecer no presente, existe uma quietude interna.  Neste momento a voz interna pode ser escutada.  Alem disto, o medo por alguns momentos perde o seu poder.  Quando isto acontece, o universo eh a forca predominante.

Vivendo no presente, mesmo que por minutos ajuda a pessoa a distinguir entre a conversa incessante da mente e a quietude do eterno.  Quando permitimos o universo a participar da energia interna, coisas que pensávamos ser impossíveis se realizam.

Como disse anteriormente, o universo não quer remover o que temos, apenas acrescentar as coisas boas sobre a lei da abundancia.
Neste mundo imperfeito que criamos, estamos sempre amparados pela forca do universo.  Neste caso o Espírito Santo, a mente divina, usa o tempo para nos ajudar a sair deste sonho em que nos encontramos. 

Usando o tempo para desfazer a separação, o Espírito Santo mostra o caminho para a Salvação, (Atonement) através do perdão, do amor, do instante santo.  Enfim aos pouquinhos vamos entendendo que não somos maus como pensávamos, apenas seres perdidos a procura da casa que deixamos. 

Como podemos de uma maneira pratica aplicar este conhecimento nos dia a dia da vida?  

Tendo conhecimento do que fazemos ja eh uma grande coisa. Treinar a mente a permanecer no presente e outra maneira de vivermos mais concientemente. Deixar o passado ir embora, reconhecendo que as sombras do passado, as memórias estão impedindo o presente, de ser vivido.  Aceitar que o universo age no presente, a energia que existe no agora esta dentro de si, a sua volta.  Mantendo a mente no presente, afasta o medo.  Quando o medo esta ausente, a mente esta vibrando com o universo.  Nestas horas podemos ouvir a voz da sabedoria interna.

Um metodo de se obter este treinamento eh através da meditação. 

Uma aviso importante para aqueles que estão aprendendo os princípios do Curso ou estão apenas lendo estas palavras e pensando neste assunto pela primeira vez.

Eh importante ter conhecimento destes princípios e aplica-los quando estiverem prontos.  Eh preciso ficarem alertos para que o ego nao use estas informações para mais uma vez culpar e atacar a sua auto estima.  As informações chegam quando estamos prontos para elas.  Mas isto nao quer dizer que estamos prontos para usar imediatamente.  Este processo de crescimento leva anos.

A unica coisa que podemos fazer com os conhecimentos que temos eh pedir ao universo que nos ajude a usar quando estivermos prontos.

Nenhum comentário: