19 de mar. de 2012

SEMANA SANTA

O Curso é uma combinação dos insights da psicologia moderna, com a espiritualidade e sabedoria das filosofias ensinadas no Oriente e os princípios originais usados nas religiões do Ocidente.  

Muitos dos conceitos da Igreja diferem do Um Curso em Milagres, como por exemplo a crucificação e a ressurreição.

O catolicismo ensina que Jesus morreu na cruz para expiar os nossos pecados. Esta ideia, de ser responsável pela morte de alguém, especialmente um profeta, provoca um profundo sentimento de culpa. Para uns a Salvação começou com a crucificação. De acordo com a crença ensinada pela Igreja, Ele morreu na cruz para nos salvar. Esta crença vem da projeção da mente.  Acreditar nesta ilusão, gera imediatamente o medo da punição, dor e sacrifício. Muitos ainda estão presos de uma maneira inconsciente, a culpa e o medo de Deus.

Esta mentalidade tem dominado o mundo egoico.  Estamos sempre projetando a culpa que carregamos.  O Curso diz muito claramente que eh hora de sairmos da cruz que criamos, colocar de lado a coroa de espinhos que usamos na cabeça e remover os pregos do corpo.  Esta imagem representa o que sentimos, como pensamos, como agimos sem estarmos conscientes do que fazemos


Mas de acordo com os ensinamentos do Curso, aos olhos de Deus somos perfeitos. Para Ele a vida eh eterna, representado pela ressurreição "a liberação da culpa pela inculpabilidade." 

A ressurreição representa alegria.  A renovação do espírito.  A vontade de transcender a mente, de ser livre, deixando a ilusão da dor, da culpa, para trás.

“A tua ressurreição eh o teu despertar.”  A renovação do espírito representa a aceitação da Verdade, da possibilidade de acordar, da transformação da mente através do Espírito Santo, aceitando o Salvação para si.

Esta transformação da mente envolve a Visão do Espírito, onde o amor eh possível, as dores e a culpa são trazidos a luz, a projeção da culpa ao próximo eh eliminada. Vendo o seu irmão na sua perfeição, onde o julgamento termina, a projeção desaparece, o medo se transforma em amor e o mundo de infelicidade desaparece.

Aos poucos, podemos transformar estas palavras em realidade, nada nos impede de chegar a este ponto.  Apenas temos que continuar a trabalhar para este propósito com a ajuda do universo e estar disposto a ver o seu irmão como Espírito.

Vamos celebrar a Páscoa, com a certeza no coração que a crucificação faz parte da ilusao, mas que a ressurreição eh um exemplo do Espírito.

Recomendo o capitulo 20 Semana Santa. 

Nenhum comentário: