Muitas vezes tentando resolver os problemas que surgem no dia a dia da minha vida eu esqueço a coisa mais importante. Que existe apenas um problema e uma solução, o da separação.
A explicação oficial da palavra separação no glossary do Um Curso em Milagres, escrito pelo autor Dr.Kenneth Walpnick, em inglês e a seguinte “ a crença no pecado que afirma a identificação com a separação do Criador; a separação parece ter ocorrido de repente resultando na criação de uma maneira de pensar representada pelo o ego; o resultado desta mudança foi um mundo da percepção e forma, de dores, de sofrimento, e morte, real no tempo mais desconhecido em eternidade.”
A idéia de separação foi criada pela mente egoica. Porem uma serie de influencias, seja na política, ciência, filosofia, tiveram uma grande influencia na nossa maneira de pensar. Acreditamos que o ser humano e separado de todos e para sobreviver precisa ser forte e aprender a lutar para obter o seu sucesso. Cada um por si. Mais recentemente as teorias de Newton em ciência, as Revoluções Industriais, contribuíram para pensarmos que o ser humano e um indivíduo separado do seu ambiente, em competição com o que lhe rodeia.
Através de descobertas mais recentes na ciência moderna, estamos finalmente reconhecendo que somos Espíritos, energia, ligados uns aos outros. Não existe separação. Mais e mais a ciência prova em laboratórios, que somos feitos para viver em cooperação, que somos energia.
Aos poucos estamos aprendendo que esta maneira de ver o mundo nao esta nos fazendo felizes e aos poucos estamos aprendendo a pensar de uma maneira diferente. Sem saber definir com claridade o que esta acontecendo, acreditamos que temos diversos problemas e estamos sempre procurando soluções para estes problemas. No entanto o único problema que realmente existe e a crença na separação.
Todas as lições, todos os ensinamentos do Curso tem a finalidade de nos levar a aceitar que o problema e apenas um. A lição 79 diz “ Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido.”
Estando cientes que a separação nunca ocorreu e mantendo esta verdade dentro de si, já e um grande passo. Como um farol aceso numa noite de tempestade guiando o barco a segurança, o pensamento de união em vez da separação nos trás a realidade. Quando concentramos na realidade, saímos do medo para o amor. Aceitamos que somos todos iguais, cheios de luz, cheio de amor, vivendo sobre a proteção divina.
Em horas de desespero, quando os problemas parecerem impossíveis de se resolver, lembre-se de que só existe um problema, a idéia de separação.
Esta idéia fortalece a mente que se encontra perdida. Aceitando que a separação nunca ocorreu, eleva a mente a aceitar que somos parte de uma forca universal.
O ego, que e a soma das nossas experiências passadas, se recusa a aceitar a noção que eventualmente levara a sua destruição.
Uma das maneiras do ego sobreviver e nos dividindo internamente. Como pensamos existir através do ego, lutamos para que o passado permaneça. O ego não e uma coisa alheia. Somos nos. E a identificação com o passado. E a nossa identidade que queremos reter, pensando que se aceitarmos ser Espíritos, nos vamos desaparecer. E de certa maneira e verdade. Aquela parte frustrada, cheia de ódio, raiva, tristezas desaparecera, deixando apenas as boas memórias e um presente cheio de amor em vez do medo.
O Curso ensina “ Ha uma tendência a fragmentar e depois se preocupar com a verdade de apenas uma pequena parte do todo” Quando pensamos que temos vários problemas a serem resolvidos, nos estamos internamente acreditando que somos separados, nos levando a pensar que cada um de nos tem problemas e soluções diferentes. Esta maneira de ver a vida nos divide internamente e nos separa de todos os outros seres humanos.
O sistema que o ego criou e tão complexo, tão complicado, que a solução e pensar que precisamos defender quem pensamos ser, ou atacar o que pensamos ser real para podermos sobreviver.
Sair deste labirinto cheio de soluções falsas não e difícil, desde que aceitemos que existe uma maneira melhor de ver os mesmos problemas que criamos.
Primeiro, temos que reconhecer que o problema da separação e imaginário. Em eternidade nunca ocorreu.
Segundo, aceitar que o ego existe. E o resultados das suas experiências passadas, criando um “eu” falso.
Terceiro, acreditar que existe uma saída para os seus problemas. Acreditar que não e um corpo, este pequeno “eu,” mas um Espírito de luz que pertence a eternidade. Nesta eternidade somos todos ligados pela energia universal.
O próximo passo e aceitar e pedir ajuda ao Espírito, a parte sabia, santa dentro de si, que lhe ajude a sair da ilusão. Pedir constantemente a esta parte divina, que lhe guie através da Sua visão para um mundo novo onde o amor prevalece.
O quinto passo e através da prece, meditação, os ensinamentos de perdão,amor, compaixão, elevar a sua mente a realidade.
Ver o corpo, não como uma barreira entre duas pessoas, mais um veiculo para estender amor, que pode ser usado para eliminar a barreira da ilusão e separação. Vendo a sua união com outro Espírito na sua mente, e outra maneira de eliminar a separação.
Perdoar atos do passado, eliminando a necessidade e a função do ego de estar sempre a procura de problemas “para resolver.”
Que eu reconheça hoje que o problema e sempre alguma forma de magoa que quero alimentar” lhe ajudarão a reconhecer que existe uma maneira melhor de se viver.
Não se esqueça de pedir ao universo, ao Espírito Santo, Jesus, Buda, ou qualquer outro Ser iluminado que lhe mostre a realidade de cada situação. Aos poucos começamos a ver a realidade de cada situação, como ela e, não a criada pelo passado.
O ego vê o que e bom para si, o universo toma em consideração o bem estar de todos nos.
Milagres são atos de amor. Todos temos a capacidade de receber e oferecer amor. O pecado não existe, apenas erros que cometemos em tempo e espaço, mas nunca em eternidade.
Esta passagem nos mostra a capacidade que temos e como podemos ajudar a elevar a vibração do planeta. “Eu te pedi para apresentar milagres e esclareci que os milagres são naturais, corretivos, curativos e universais. Não ha nada que não possam fazer, mas não podem ser apresentados no espírito de duvida ou do medo. Quando tens medo de qualquer coisa, estas admitindo que ela tem o poder de ferir-te Lembre-te de que onde esta o teu coração, ai esta também o teu tesouro. Tu crês no que valorizas. Se estas com medo, inevitavelmente estas valorizando de forma errada. A tua compreensão dotara então todos os pensamentos com igual poder e inevitavelmente destruirás a paz......
Nega que qualquer coisa que não venha de Deus tenha a capacidade de afetar-te.”
O aspecto psicológico deste treinamento e muito profundo. Treinando a mente a se ver como Espírito, ligado a todos, cria uma certeza interna de apoio, de confiança de não estar sozinho, isolado, vivendo como órfão nesta terra.
Aceitando que a energia abrange a tudo e a todos, parte de um plano divino, nos faz sentir internamente serenos e felizes. A necessidade de atacar e defender vai aos poucos indo embora. Aprendemos a tomar responsabilidade pelas as nossas ações, em vez de projetar e culpar outros pelos nossos problemas.
Para muitos, a idéia que somos todos iguais e muito difícil de se aceitar, pois estamos sempre pensando que somos indivíduos, que de alguma maneira somos especiais. O erro e pensar que precisamos ser seres isolados para valer alguma coisa. Fazendo parte de um todo, podemos oferecer muito mais a humanidade, porque os aspectos negativos da personalidade terão desaparecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário