13 de nov. de 2011

RELACIONAMENTOS (MAGUAS E RESSENTIMENTOS)




Para o ser humano poder viver uma vida de estabilidade emocional ele precisa aprender a se relacionar com outros seres humanos.  Este processo só pode ocorrer quando ele começar a entender que suas reações em relação as outras pessoas e diretamente ligado a suas emoções.

Sejam as emoções positivas ou negativas,  a sua origem e sempre interna.  Uma das emoções mais negativas e a acumulação de ressentimentos e mágoas dentro de si e os efeitos destes sentimentos causam a longo prazo.

Manter ressentimentos causa o fortalecimento do ego.  Quando as mágoas tomam conta da nossa mente a divisão interna ocorre, causando uma forca difícil de se reprimir.

Qualquer que seja a razão do ressentimento,  o efeito e sempre o mesmo.  A percepção de isolamento,  de solidão, a luta para sobreviver num mundo difícil são uns dos resultados que a separação causa.

Enquanto estas emoções estão dominado a mente, o Ser  permanece quieto dentro de nos.  Se deixarmos, o ego toma conta da mente, achando cada vez mais pessoas e situações para dar vazão ao seu poder.

Quando isto acontece o sentimento de tristeza, de injustiça e imenso.  Nos sentimos sozinhos num mundo que parece cruel, cheio de pessoas que não nos compreendem ou nos aceitam.

Como podemos transformar esta maneira de pensar?

Mudando conscientemente a nossa maneira de reagir aos outros.  O primeiro passo e conscientemente pensar que todas estas emoções fazem parte da ilusão, que a única verdade e que somos um Ser.  Não existem mágoas ou ressentimentos para o Ser.   Somos todos ligados por uma luz radiante,  a energia do Amor.

Um dos exercício mais poderosos do Curso “O Amor não guarda mágoas” (68),  e imaginar todas aquelas pessoas que pensamos sentir mágoas, que provavelmente são todos que entramos em contato, como pessoas boas, amigas dispostas a nos dar amor.
Pense em cada uma delas como amigas. “Quero ver-te como meu amigo para que eu possa me lembrar que es parte de mim e vir a conhecer a mim mesmo.”

Lembre-se que tudo que vemos e uma projeção do que sentimos.  Todas as relações que carregam mágoas e ressentimentos, e uma reflexão dos sentimentos internos que carregamos.

Estando ciente do que fazemos, podemos aos poucos transformar este pensamento de separação para um de  união.   Imagine que mundo lindo podemos um dia ver, se todas os pensamentos que estão na sombra um dia se dissiparem.

Uma das maneiras que podemos encurtar o caminho que percorremos e praticando as lições do Curso.

Estas lições nada mais são do que um treinamento psicológico da mente.  Aos poucos as lições vão abrindo uma nova visão, uma nova maneira de pensar.

Toda vez que um julgamento vier a sua mente, um sentimento de mágoa surgir internamente, peca ao universo para lhe mostrar uma maneira diferente de ver a pessoa ou a situação.  Em vez de usar os mesmos pensamentos negativos que estamos acostumados para interpretar as situações,  abrimos uma outra possibilidade de ver a mesma situação de uma maneira mais positiva.

Em vez de bloquearmos uma outra alternativa para cada problema que pensamos ter,  começamos a fazer o oposto.

Temos que treinar a mente para pensar de uma maneira diferente.  Para isto existem muitos exercícios para se obter este estado.  Mudando a maneira como reagimos aos acontecimentos externos e um sinal que estamos mudando internamente.

Nenhum comentário: