28 de nov. de 2011

ACIMA DO CAMPO DE BATALHA

Tenho certeza que cada um de nos tem uma passagem preferida no texto do Um Curso em Milagres.  Para mim uma das passagens mais bonitas, que me toca profundamente, se chama “Acima do campo de batalha”

Pensei em compartilhar estas idéias com vocês, mesmo sabendo que muitos já leram e usam estes ensinamentos nas suas vidas. Mas para aqueles que ainda não leram ou não estudam o Curso, espero que lhe ajudem.

O campo de batalha e a vida que vivemos.  Defesa e ataque. Participando no drama diário as vezes esquecemos que existe uma maneira de sair deste roda moinho.

Quando estamos dispostos a achar um caminho melhor para percorrer, este desejo e atendido.  Quando aos poucos começamos a nos desprender das idéias do passado, o universo começa a mostrar outros meios, outras maneiras de andar nesta estrada escolhida.

Quando aceitamos que o corpo e apenas um instrumento de comunicação,  que a realidade e imutável, que o amor pode substituir o medo, que existe uma outra maneira de se ver este mundo,  estamos no caminho certo.

Ver a vida “Acima do campo de batalha”  nos e oferecido pelo Espírito Santo, que a nossa parte divina, como uma opção.  Estar acima do campo de batalha significa que entendemos que existe esta opção.  Podemos participar da batalha, ou podemos ir para a montanha e olhar a batalha de um ponto mais alto. A nossa parte e reconhecer que existe uma outra saída.

Este e o reconhecimento de que, o que estávamos acostumados a participar sem pensar nas conseqüências, e apenas uma ilusão.  Podemos ver a futilidade desta luta constante que vivemos neste planeta.

A passagem que mais gosto e a seguinte: “ Quando a tentação de atacar surge para fazer com a que a tua mente se torne escura e assassina, lembra-te que podes ver a batalha do alto.  Mesmo em formas que não reconheças, os sinais tu conheces.  Ha uma punhalada de dor, uma pontada de culpa e acima de tudo, a perda da paz.  Isso conheces bem.  Quando essas coisas ocorrerem, não deixes o teu posto no alto, mas rapidamente escolhe um milagre em vez do assassinato (isto e, o ataque) E o próprio Deus e todas as luzes do Céu gentilmente irão inclinar-Se para ti, sustentando-te no alto.  Pois escolheste permanecer onde Ele quer que estejas e nenhuma ilusão pode atacar a paz de Deus junto com Seu Filho.”

O significado e muito simples.  Quando a pessoa começar a discernir a ilusão da realidade, se recusar a participar das raivas, da separação, da mediocridade espiritual, existe uma escolha.

Em termos psicológicos, o passado esta começando a perder a sua forca, abrindo uma porta para outra maneira de pensar e agir.

Nenhum comentário: