25 de jul. de 2012


Ha muitos anos atrás ouvi uma pessoa na televisão dizendo que cada ser humano tem um tema na sua vida, como por exemplo, a rejeição. Este tema pode ser qualquer outro,  causado pelas suas experiências passadas.  Mas que se a pessoa prestasse atenção ao seu tema ela poderia ver o que realmente se passa na sua mente e como ela manifesta a rejeição na sua vida. 

Desde então,  tenho prestado atenção no tema da minha vida e encontrado uma repetição deste tema, seja inconsciente ou não tão inconsciente, mas que gera situações que se ajustam ao que sinto internamente.

Através do Um Curso em Milagres, através do Espírito Santo este problema começa a ser amenizado e aos poucos retirado do inconsciente.  Quando trazido ao consciente, podemos continuar a pedir que este problema, a causa seja retirada da mente que sofre.

Quando o Curso se refere que precisamos ir acordando aos poucos, eh porque apesar de pensarmos que queremos tanto uma coisa, muitas vezes ainda existe uma luta interna para realmente deixar isto acontecer.

“A constancia da felicidade não tem exceções, não muda de forma alguma. Eh inabalável como o  Amor de Deus pela Sua criação.”
  
Eh muito difícil entender como manipulamos a vida através dos pensamentos.  Sempre dispostos a culpar alguém por acontecimentos que parecem estar alem do nosso poder, não vemos como manifestamos  situações que parecem provar o que pensamos.

De acordo com Neville Goddard, em seu livro 'Power of Awareness,"  existe um “core,” um centro interno, em todos os seres humanos,  que se ajusta a cada pensamento que temos para criar os eventos da vida de acordo com as mensagens recebidas pela mente.  Sejam estas mensagens boas ou mas  este core se modifica refletindo na via diária de cada um.  O propósito de livro eh ensinar como através de um processo especifico, podemos modificar a maneira de pensar, principalmente através da meditação.  Seus ensinamentos vão alem de apenas ter pensamentos positivos.  Provavelmente escreverei mais sobre este livro no meu outro blog Milagres da Mente.  O  Curso nos oferece o Espírito Santo para nos ajudar a lidar com o inconsciente.

Se temos um tema de rejeição, a qualquer momento estamos manifestando esta rejeição em nossas vidas.  Por isto eh tão importante pedir ao universo, ao Espírito Santo, que eh a nossa parte divina, que transforme a nossa maneira de pensar.  Não o efeito, mas a causa.

Precisamos entender que o pensamento eh o que faz a vida acontecer.  No livro escrito por J Z Knight,  intitulado RAMTHA,  que eh o mestre recebido por ela,  ensina entre outras coisas o que eh o pensamento. “ O que eh Deus na sua forma mais exaltada? Pensamento.  O Pai – a plataforma da qual você cria a sua vida, a substancia e forca que da vida a todas as coisas – na forma mais clara de entendimento, pensamento, o maior criador de todas as coisas que são, que já existiram ou existirão.  Pensamento eh a substancia da qual todas as coisas são criadas.  Tudo que eh vem primeiramente do pensamento, a qual eh a suprema inteligência, chamada a mente de Deus”

Este trecho acima faz parte da uma explicação vasta sobre o pensamento humano, suportando o que o Curso nos diz sobre o pensamento e a mente.

O Curso ensina “Percepção seleciona e cria o mundo que vemos. Ela literalmente escolhe segundo a direção da mente.  As leis de tamanho, forma e brilho poderiam talvez se manter, se outras coisas fossem iguais.  Elas não são iguais. Pois eh muito mais provável que descubras aquilo que procuras do que aquilo que preferirá não ver.”   “A realidade não necessita da tua cooperação para ser o que eh.  Mas a tua consciência da realidade necessita da tua ajuda, porque eh escolha tua”

Enfim, nada poderá mudar se não mudarmos a maneira de pensar.  Para isto, o grande Transformador eh chamado, para gentilmente nos trazer a realidade.
Mas existe muita resistência interna, muitos truques são usados pelo ego, para se manter em controle. Por isto eh necessário deixarmos o universo, a parte divina que temos ir aos poucos levando a mente para a luz.

Fico muito triste, quando estudantes do Curso dizem que querem ignorar o ego.  Porque indo a escuridão, ao inconsciente, principalmente com a ajuda do ES,  eles podem começar a entender o que os motiva a pensar de uma maneira incorreta. 

Outro erro eh pensar que dai para a frente devem ignorar outras religiões místicas como Budismo e Hinduísmo.  Existe uma riqueza de ensinamentos nestas religiões que muitas vezes podem ajudar o estudante a sair da escuridão. Desde que os ensinamentos sejam sobre a descoberta de sua forca interna, em vez da dependência em outro ser humano, estes ensinamentos só podem ajudar.

A sabedoria do Um Curso em Milagres e baseada em muitos destes ensinamentos, pois a Verdade eh uma só.  Vista de diversos ângulos, só poderá ajudar o estudante a acelerar o seus estudos.  O Curso e muito difícil de se entender, principalmente porque muitas vezes uma frase tem níveis diferentes, dependendo de onde estamos no desenvolvimento espiritual.  Muitos de seus ensinos falam em termos de eternidade, que parecem ser imediatos.

A expansão da consciência nada mais eh do que um conhecimento mais e mais profundo da mente humana, da mente divina e como elas participam no nosso crescimento ou não.  Quando a mente vai se expandindo, começamos a entender como o universo, não la no infinito, mas aqui e agora reage a cada pensamento que temos.  Continue a pedir ao Espírito Santo que lhe auxilie nesta expansão. Gentilmente Ele lhe levara a Verdade. Amem.

18 de jul. de 2012

Hoje escrevi na minha pagina no Facebook o seguinte artigo:




O SIGNIFICADO DE PROFESSORES DE DEUS de acordo com o Um Curso em Milagres

Nos últimos dias temos falado muito sobre o Professor de Deus. Resolvi colocar algus trechos do livro Um Curso em Milagres sobre o assunto. Talvez elas possam clarificar algumas das duvidas sobre este assunto. 
A definição oficial dada por Dr. Wapnik “ Professor de Deus – no momento que decidimos nos juntar com outra pessoa, a decisão de juntar a Salvação, nos tornamos os Professores de Deus: ensinando as lições do Espírito Santo de perdão, aprendemos nos mesmos, reconhecendo que nosso Professor eh o Espírito Santo que ensina através do nosso exemplo de perdão e paz. Também referido como o “trabalhador milagroso” “mensageiro” e “ministro de Deus” usado como sinônimo para os estudantes do Um Curso em Milagres.

Outra definição encontrada no Um Curso em Milagres ensina “
Quem são os alunos? “A cada um dos professores de Deus estão destinados determinados alunos e eles começarão a procurá-lo assim que ele tiver respondido ao Chamado. Foram escolhidos para ele porque a forma do currículo universal que ele vai ensinar eh a melhor para eles em função do seu nível de compreensão. Os seus alunos tem estado esperando por, pois sua vinda eh certa. Mais uma vez, eh apenas uma questao de tempo. Assim que ele tiver escolhido cumprir o seu papel, eles estão prontos para cumprir os seus. O tempo espera sua escolha, mas não por aqueles a quem ela vai servir. Quando ele estiver pronto para aprender, as oportunidades de ensinar lhe serão providas.

Existem aproximadamente 76 lugares onde o Curso menciona de alguma maneira, o Professor de Deus. Todos os níveis existentes, em todas as áreas dos seus ensinamentos do corpo, ego, igualdade, perdão, Jesus, relação divina, etc.

Lição 296 “O Espírito Santo fala através de mim”

Quando ensinamos, o Espírito Santo esta falando através de nos, seja em que nível for. Do principiante ao mais avançado, existem sempre aqueles que estão aprendendo para passar adiante. 

ARTIGO ESCRITO POR MARCOS MORGADO RIBEIRO




O ProfESsor de/em Deus, não deve exigir nada do
aluno/aprendiz, e por isso, nem dele mesmo, pois não
seria nada útil ficar insistindo à quem ainda decide
escolher, via como, e via onde, pelo adiamento
desse constante relembrar, pois validar essa percepção
numa falsa empatia, seria compartilhar com o nosso próprio
conflito mental, que ainda perdura na inconstância
do praticar/exercitar desse reaprendizado mental.

O nosso reaprendiado, sendo apenas mental,
abrange sempre aos pares, às multidões imaginadas
pelo pensamento, e na 'disponibilidade' de
praticar/exercitar esse reaprendizado curativo,
já que seria impossível esse reaprendizado, sendo
mental, não abranger a mesma mente daquele que
por qualquer motivo 'aparente', possa ainda nos
aparecer numa restrição de comunicação corpórea.

Nosso Irmão, e ProfESsor, dos ProfESsores de/em Deus,
sempre fora amOrOsO, na paciência, do ensinar/pregar,
mas jamais ficou esperando o entendimento, ou a
compreensão de seus alunos/aprendizes/seguidores.

'' jESus seGUIA SEMPRE ''

11 de jul. de 2012



REENCARNACAO  DE ACORDO COM  UM CURSO EM MILAGRES

O Curso em Milagres a principio pode parecer muito radical. De acordo com seus ensinamentos existem apenas duas emoções, o medo ou amor.  O medo gera  a ilusão e o amor gera a realidade.

A visão oferecida pelo Curso eh de um caminho percorrido. Este conceito eh muito importante de se entender.  Como todos os seus princípios os ensinamentos sempre operam em dois níveis.  Um destes níveis nos mostra o que acontece quando chegamos ao fim da jornada e como a realidade eh vivida. Através desta visão temos uma idéia nítida do que significa viver na realidade.   O outro nível, nos ensina como chegar la.  Através do treinamento psicológico da mente, temos a possibilidade de aos poucos sair da ilusão para a realidade.  Do inconsciente, da escuridão, para o consciente, a luz. A outra eh vivendo no agora, sem futuro ou passado.

Um dos aspectos desta realidade inclui a idéia de reencarnação. De acordo com o Curso, “Não ha passado ou futuro e a idéia de nascimento em um corpo não tem um significado nem em uma, nem muitas vezes.  A reencarnação, portanto não pode ser verdadeira em nenhum sentido real” por fazer parte da ilusão. Estas palavras representam a realidade.

Mas na sua enorme compreensão e compaixão, o Curso sempre usa o que sabemos para o nosso beneficio.  Mesmo as idéias criadas no mundo ilusório tem o seu propósito ate acordarmos.  “Ha sempre algum risco em ver o presente em termos do passado.  Sempre ha algum bem em qualquer pensamento que reforce a idéia de que a vida e o corpo não são a mesma coisa.” 

A razão de trazer este assunto ao meu blog eh porque tenho pensado muito sobre este aspecto da cultura brasileira.  Notei quando estive ai a ultima vez, que muitas  pessoas, independentes da sua situação econômica ou de educação, acreditam que a direção de  suas vidas são influenciadas por outras pessoas. Elas tendem a culpar os espíritos entre outros, pelo que acontecem em suas vidas. Acreditando nesta possibilidade, a pessoa automaticamente se sente atacada.

Quando isto acontece, elas deixam o medo ser a parte dominante da mente, pensando ser vulnerável ao ataque, assim fazendo ela reforça o ego.  Como o ego eh dependente do medo para sobreviver, certas crenças são um obstáculo por algum tempo, mantendo a mente na escuridão.

Para muitos, parece ser importante saber como o passado, outras vidas, influenciam a dinâmica de uma família no presente, dificultando o individuo a tomar responsabilidade por suas ações no presente, criando desculpas pelo seu comportamento, apoiado num passado distante, onde outra dinâmica, outro tempo, existiam. “ A reencarnação não deveria, em nenhuma circunstancia, ser o problema com o qual se deve lidar agora. Se ela fosse responsável por algumas dificuldades que o individuo enfrenta no presente, a sua tarefa ainda seria apenas a de escapar delas agora.”

“Não se pode enfatizar o suficiente que o objetivo deste curso eh uma reversão completa do pensamento.  Quando, afinal, isso tiver sido realizado, temas como validade da reencarnação vem a ser sem significado”

Reconheço que não tenho todas as respostas para os mistérios do universo, se tivesse não estaria aqui. Mas o que quero dizer eh que não podemos sempre transferir a nossa responsabilidade como ser humano a forcas alem do nosso controle.  Se fosse assim todos seriamos ricos, todos casaríamos com as pessoas desejadas, todos viveriam em um paraíso, independente do que fazemos ou agimos.  Bastaria ir a um centro espírito a pedir ajuda. 

O que notei também eh que estudantes do Curso tem a tendência de querer adaptar o Curso as suas crenças,  como a população adaptou a religião católica  ao espiritismo.

De certa maneira o Curso usando termos católicos, esta tentando se adaptar as crenças da sociedade, para poder aos poucos ensinar os princípios usados pelo Curso.  O ideal seria o estudante entender que seu pensamento tem uma forca total sobre a sua vida.  Esta eh a chave da prosperidade espiritual.

Estando ciente do que fazemos, da cultura em que vivemos, podemos prestar atenção as nossas crenças, como perpetuamos o ego através do medo. 

“O Céu eh agora”

Quero deixar bem claro que acredito em espíritos, pois sou um deles.  Acredito que centros espíritas fazem muito bem para as pessoas, especialmente aqueles que dão assistência social.  Mas não podemos usar estes lugares como uma bengala, e precisamos tomar responsabilidade pelas nossas ações.

Gostaria de passar adiante estas palavras maravilhosas que descobri postada na parede de um centro fundado por uma grande amiga minha que faleceu ha alguns anos.

“A Casa Espírita não eh fonte de milagres, mas reduto de luz. Escola abençoada, onde aprendemos a crescer moralmente através do trabalho constante e disciplinado em favor de nos mesmos.  O maior aprendizado eh sempre amar a todas criaturas e aprender a corrigir então, o milagre da renovação vira. O resultado dos trabalhos aqui realizados dependem de SUA transformação interior”

Palavras lindas que relembram a pessoa que no fim ela eh responsável pela sua mudança, ninguém pode fazer isto por ela. Esta eh a finalidade do Curso, nos relembrar que o poder esta sempre dentro de nos.

Sei que não eh fácil esta mudança.  Muitas vezes na minha vida, me sinto pronta para responsabilizar alguém pelos os meus problemas, mas no fim tenho que voltar a me perguntar.  Qual eh a parte que quero alimentar?  O ego ou a forca divina, que eh a minha realidade?