20 de set. de 2011



O Curso é uma combinação dos insights da psicologia moderna, com a espiritualidade e sabedoria das filosofias ensinadas no Oriente e os princípios originais usados nas religiões do Ocidente.

O Curso não é uma filosofia abstrata mas oferece uma maneira muito específica de se treinar a mente.  Este aprendizado nos leva a novos conceitos e percepções para que de uma maneira prática possamos transformar as nossas vidas.  
 
O conceito mais importante neste aprendizado é o perdão.  De acordo com o Curso  estamos sempre projetando inconscientemente os nossos problemas, e quando  aprendemos a perdoar, o que estamos fazendo é reconhecer que precisamos perdoar a nós mesmos pelos problemas que pensamos existir dentro de nós.

O Curso tem por princípio que  não estamos numa luta contra o mundo mas contra nós mesmos.  Até aprendermos a treinar a nossa mente para pensar diferente, nossas vidas irão permanecer em estado de infelicidade e ansiedade.  A luta interna que existe dentro da mente é escolhida por nós mesmo a custo da nossa felicidade. 

O Curso é um estudo psicológico, que acredita  que todas as misérias humanas tem suas raízes na mente.  Uma das principais características deste livro é nos dar um mapa detalhado de como o ego e a nossa mente trabalham.  Ao mesmo tempo nos oferece uma maneira de sairmos do caos mental em que nos encontramos no nosso dia a dia para achar a paz interna.

O paralelo existente entre Freud e o Curso são claros.  A diferença é que o Curso nos dá uma esperança de transcendência.  As duas filosofias aceitam que a nossa mente vive  em um mundo inconsciente.  Por estas emoções estarem tão escondidas dentro de nós, se torna muito difícil podermos conscientemente tratarmos destes problemas na maior parte do tempo.

Entretanto, o Curso nos afirma que com o treinamento da mente isto pode ocorrer.  Nos oferece esta possibilidade se estivermos dispostos a mudar. Mas para que isto aconteca precisamos de uma força maior para nos ajudar. Quando esta transformação ocorre internamente, vamos descobrir dentro e fora de nós um mundo completamente diferente do que estamos acostumados a viver e a projetar.

Nenhum comentário: