5 de ago. de 2012

Como prometi, este artigo faz parte uma série de artigos que estarei escrevendo. Uma revisão dos conceitos. Obrigada pelo suporte que recebo  e suas visitas ao meu blog.  A minha ideia é de escrever sobre os mesmos princípios mas de uma maneira que possa incentivar novos insights .





Existe uma grande diferença entre os pensamentos que pensamos pensar, dos pensamentos que temos com Deus. Mas para transformarmos estes pensamentos de uma maneira positiva, precisamos experienciar os ensinamentos do Um Curso em Milagres.  A experiência de Ser é o que transforma a maneira de pensar e agir.

Aceitando que somos Espíritos eternos é o primeiro passo para uma mudança interna.  O Espírito é livre de qualquer restrição, é invulnerável, eterno.  Aceitando que somos Espíritos, aceitamos também que fazemos parte da mente de Deus.  Se imaginarmos Deus sendo uma força do bem, para o bem, temos que aceitar que existe dentro de nos a mesma força.

Todos os atributos relacionados com o Amor de Deus fazem parte de quem somos. Apesar do Curso escrever em quase todas as paginas que nos somos parte de Deus, existe uma grande resistência interna que duvida, que não aceita, que tem dificuldade de internalizar em principio que esta perfeição existe.  A força do ego é tão grande, que mesmo tentando praticar os princípios ensinados, nos voltamos para o que é conhecido.  Isto é, este mundo que criamos, cheio de sofrimento, ressentimento, ódio, falta de amor.  Não sabemos como viver da maneira ensinada pelo o Curso, porque acreditamos ser vulneráveis, sem controle das nossas vidas. 

A separação do universo, criou um mundo onde pensamos ser órfãos, sozinhos, vitimas de um mundo que é dificil cheios de altos e baixos, onde nada é permanente. Neste caos, tentamos controlar o nosso meio ambiente.  Mesmo aqueles que acreditam numa força maior, muitas vezes duvidam que estão sendo escutados.  As decisões tomadas no decorrer da vida, são sempre baseadas nesta solidão, onde temos que para sobreviver, lutar contra as vicissitudes da vida isoladamente.

A boa noticia dada pelo o Curso, é que não precisamos fazer isto sozinhos,  que se permitirmos a mente universal, a força interior que temos ser ouvida, que a vida que levamos se transformara.
Sabendo que somos Espíritos, não apenas este ego que persiste em relacionar tudo com as experiências passadas, projetando em todos o seu mau humor, desapontamentos, sua falsa imagem,  um grande alivio automaticamente deve ser sentido. 

Um Curso em Milagres ensina o estudante que existe um lugar mágico onde a mente esta acima deste “campo de batalha” alem dos pensamentos, alem da conversa que temos na cabeça, um mundo onde a paz reina, onde o Amor é real.  O mundo físico que criamos, começa a ser visto pelo que realmente é, um mundo de projeção de sentimentos imaginários que foram adquiridos durante as nossas experiências de vida.

A mensagem do Curso eh que somos Espíritos capazes de ir alem do que vemos, intocáveis, alem do corpo, alem da percepção, este é o mundo visto com a mente que dividimos com Deus.  Se permitirmos, aos poucos vamos nos aproximando da realidade de quem somos.

Como podemos fazer isto?  Como podemos mudar a maneira que sentimos internamento, para obter este estado de graça?

Experienciando os ensinamentos.  Trazendo o que aprendemos para o nível do sentimento.  Temos que sentir as palavras ensinadas.  Quando pensamos ser Espíritos, temos que fechar os olhos e sentir que somos um Espírito.
Cada lição é sempre um convite para internalizarmos o que esta sendo ensinado.  Sentir a Verdade, para que aos poucos esta Verdade seja o sentimento prevalente dentro de si. Com o tempo se torna muito fácil reviver estes sentimentos internamente. Uma prece ou alguns minutos de quietude, podem resgatar estes sentimentos de força interior. Com a prática, esta conexão com Deus é quase que imediata.  Mesmo que seja por alguns segundos, é o suficiente para trazer equilíbrio interno.

Elevar a mente ao nível do Espírito, é fundamental para o crescimento espiritual. Todas as mudanças que ocorrem são sempre no nível da mente.  Mas qual é a mente que queremos alimentar? 

O resultado de estar sempre lutando para alimentar o ego, é o sentimento de cansaço, de derrota que eventualmente começamos a sentir.  A sensação é de que estamos tentando subir uma montanha mas sempre escorregando no meio do caminho nos forçando a começar tudo de novo.

O Curso diz que nada pode existir a não ser por nossa própria vontade,  que o poder esta dentro de cada um e que  juntando  a nossa vontade com a vontade divina a transformação é certa.  Temos apenas que aceitar que existe uma outra maneira de subir a montanha.  

Experienciar os ensinamentos significa criar novos pensamentos para substituir os pensamentos da mente dominada pelo o ego. Mas para isto acontecer precisamos sentir a emoção destas palavras  Precisamos criar a experiência  interna e os pensamentos refletirão esta experiencia.  Eventualmente a projeção fara parte destes sentimentos de Amor.   

Aprendendo a ir alem dos pensamentos baseados no passado, podem causar medo, mas eventualmente, passara.  Com a ajuda do Espírito Santo, a sua mente divina, o nível da mente que pensa com Deus cada vez será mais forte.   Conflito, que tem sido uma constante internamente, aos poucos desaparecera. 

A parte mais importante do Curso são as lições porque força o estudante a repetir, experienciar, sentir os ensinamentos.  Aos poucos a estória do passado vai mudando. Aos poucos o estudante vai se sentindo cada vez mais forte,  abrindo espaço para a paz interna. 

A certeza de quem somos existe dentro de nos.  Apenas temos que trazer a tona, sentindo, experenciando, formando pensamentos que se relacionem com esta Verdade.  Imaginando uma flor desabrochando, trazendo a tona todas as dádivas divinas que sempre existiram dentro de si.  Reafirme cada Verdade, cada dia, que Es como Deus o criou.  Nada mais, nada menos.  EU SOU.

Prometo, que fazendo isto, seguindo os exercícios, sentindo cada palavra, cada aspecto positivo de sua personalidade criada a imagem de Deus, pedindo ao Espírito Santo ajuda, a transformação ocorrera.  Tente separar alguns momentos do dia para sentir a grandeza interna que tem.  Repita mentalmente que e´ invulnerável,  Um com Deus, cheio de Amor.  Quanto mais esta Verdade é aceita dentro de si, mais o seu Ser tem oportunidade de ser ouvido.

O propósito do Curso e´ ensinar o estudante substituir aqueles pensamentos que representam as suas experiências passados, por pensamentos que refletem a sua origem, quem realmente eh.  Internalizando os ensinamentos do Curso, é a direção certa para que isto aconteça.

Nenhum comentário: