5 de mai. de 2012

EH O CAMINHO ESPIRITUAL SOLITARIO?


Dizem que o caminho espiritual eh solitário e quanto mais nos aproximamos da luz, mais estreita a estrada espiritual se torna.  As pessoas que nos acompanhavam no começo da jornada da vida começam a se distanciar e outros começam a aparecer, mas em números muito menores.  Pois como o Um Curso em Milagres diz,  todos são chamados a percorrer esta estrada mas poucos respondem.

Sempre pensei com certa tristeza que isto eh uma possibilidade.  No principio desta jornada consciente de realização interna, muitas das coisas que eram importantes aos poucos foram perdendo a sua importância, enquanto outras se tornaram essenciais na minha vida.

Eh verdade, deixar o passado para traz, a identidade que era tão importante deslizar aos poucos da mente eh em muitos momentos não só triste mais também apavorante no começo.  Mas as boas recordações permanecem, outras recordações que pareciam ser cheias de dor, de repente vista com os olhos do amor, entendidas com o coração tomam uma forma diferente.  Aqueles que pareciam ser os nossos crucificadores, se tornam figuras patéticas, sofredoras, que estavam apenas fazendo o melhor que podiam.

Mas ontem conversando com uma amiga, estudante  do Um Curso em Milagres sobre isto eu tive um insight que gostaria de compartilhar com outros que percorrem seus caminhos.

Talvez o caminho seja mais solitário em forma, mas dentro do coração, o amor  se expande para abranger toda a humanidade.  Quando encontramos alguém nesta caminhada, o amor que oferecemos eh mais profundo.  As memórias que temos do passado, as pessoas que deixamos para trás são vistas com mais amor.  Enfim, o coração esta aberto para todos em vez de alguns poucos.  A sensação eh que nada esta faltando.  Finalmente percebemos que não precisamos de nada externo para nos fazer completos.

O caminho espiritual pode parecer para alguns, um ato de egoísmo, porque aqueles que buscam, estão  intensamente procurando dentro de si as respostas que procuram.

Mas diz Ramtha na sua sabedoria, “Cada momento que você vive para o amor deste Deus dentro de você – toda a ilusão que você abraça e descarta, tudo que faz para encontrar alegria e luz – emana do seu Ser para dentro da consciência que flui para alimentar a humanidade.  Quando você vive inteiramente para o amor do Ser – que eh o amor de Deus – então você (uxude) exala Deus dentro da densidade da consciência social.  Então, você iluminara o caminho para os seus irmãos queridos, percorrendo seus próprios caminhos de volta ao Ser, o único caminho que levara todos para casa, para o seu amado Pai.”

Estas palavras confirmam o que o Um Curso em Milagres ensina: que todos temos a mesma mente, que todos somos responsáveis por nossos irmãos, somos responsáveis pelo que pensamos, agimos e pelo crescimento espiritual de todos.

Nada acontece isoladamente, tudo que fazemos influencia a energia universal.
Mas quando estamos certos do caminho escolhido esta Verdade se torna muito clara internamente. 

Nenhum comentário: